[Fedora-mktg-brazil] Para quem posta notícias no portal

Jayme Ayres jayme at jaymeayres.com
Tue Mar 24 14:43:16 UTC 2009

Olá a todos,

Esta é uma dica para quem posta notícias em nosso portal.
Todos nós vimos o problema que o editor de texto do Drupal (que não é do
Drupal e sim um editor escrito em JS) causou no layout, estou procurando uma
solução para acabar com tal problema, tentando ver qual é o JS que o
WordPress usa, pois aquele sim pode resolver a vida de quem posta notícias
sem uma formatação visual. Dando uma procurada no google achei essa solução
do Cristiano Dias (Cris Dias) [1] que consiste em instalar um plugin para o
FF e o mesmo faz o que tem que fazer nas postagens. Confesso que não testei,
mas provavelmente funcionará, o legal é que ele não incluirá tags
desnecessárias que possam alterar o layout do portal.
Outra dica que dou para as pessoas que postam notícias, é que acompanhado da
mesma incluam também uma imagem relacionada ao texto, cuidando sempre para
pegar imagens na licença CC, no Flickr tem um monte [2], asim como em outros
repositórios. Com isso conseguiremos chamar mais a atenção às nossas
notícias, lembre-se que para tanto deve-se redimensionar tais imagens e
creio que isso não seja tão difícil assim, já que o Gimp vem instalado no
Fedora, qualquer dúvida é só me perguntar como redimensionar imagens (sei
que isso não será preciso mas...). Quanto as dimensões, não é necessário que
a imagem seja exageradamente grande, algo em torno de 150 de largura para
imagens na vertical e 200 de largura para imagens na horizontal.
Alguns podem achar que isso é desnecessário e que esse papo de designer é
"conversa prá boi dormir", mas creio que se tivermos um apelo visual mais
requintado a leitura e o interesse se torna cognitivo, natural, pois o
sucesso de visitas do site está no conteúdo em que ele disponibiliza aliado
ao seu desing.
Para os que acharem isso papo-furado, ok eu entendo, a quem se interessar
podem enviar replys com sujestões.

Um abraço a todos!

[1]
http://www.crisdias.com/2006/12/20/vencendo-a-luta-contra-o-editor-do-wordpress/