Re: Res: [Fedora-mktg-brazil] (OFF) - Videogame Linux EVO entra em pré-venda

Erick Henrique br4in5t0rmm at gmail.com
Tue Apr 7 13:42:11 UTC 2009

Quanto a suporte de drivers de videos pode ate ser, mas em relação a engine
de jogos (motor)
Blender Game Engine não deixa nada a desejar quanto a Unreal 3.

É dificil explicar porque senao vou ter que agendar um curso sobre isso para
alguns aqui :-)

Concordo com Rodrigo quando diz que depende muito das publishers.

Mas quando a massa de usuários Linux for expressiva ($$) suficientemente,
plugins para gerar os games na plataforma PS3, Wii surgirao.

Um exemplo é que a XNA (engine de jogos da Micro$oft) é gratuita para gerar
jogos para PC, mas se uma empresa quiser entrar no mercado de jogos para
XBOX (console) é preciso comprar a licença e baixar o plugin que gera o jogo
para rodar no XBOX.

Mas nada impede que uma empresa, brasileira, ou não, desenvolva jogos para
PC, como Henrique citou.

Se alguém disser que os jogos para PC for windows tem uma qualidade gráfica
melhor que jogos desenvolvidos for linux está equivocado.

Podemos desenvolver jogos for linux com a mesma qualidade gráfica que for
windows, por exemplo.

Se quisermos considerar as linguagens de shading por exemplo temos a *GLSL*(
*OpenGL Shading Language*) que equivale a *High Level Shading
Language*(HLSL) da Micro$oft e a NVIDIA Cg shading language

vlw

>>> http://www.projetofedora.org
>>> http://www.jasonnfedora.eti.br
>>> http://www.fedora.org.br <http://www..fedora.org.br/>