[Fedora-mktg-brazil] Fedora Educacao - Vertentes

kayohamid at projetofedora.org kayohamid at projetofedora.org
Mon Apr 27 21:57:50 UTC 2009

> [...]
>
> O Fedora Educacao, no meu ponto de vista deve ser dividido em 2 vertentes:
>
> * Ensino DE tecnologia ( Ensinar pessoas a usarem o Fedora )
>
>   - Usar/Gerar documentacão.
>     - Vincular artigos da revista fedora Brasil (Henrique e demais estao
>       com um trabalho excelente).
>     - Relacionar documentacão internacional traduzida.
>     - Escrever novos documentos.
>   - Gerar Slides completos para palestras sobre o Fedora, o Projeto e
>     todos os detalhes da distro.
>   - Criar Aulas via IRC
>   - Promover mini-cursos presenciais em eventos

Acho que faltou jogar a ideia de ter uma customização do Fedora para
essa finalidade. Eu fui na NTE hoje, um orgão, eu acredito, do meu
estado que atua como suporte para o uso do Linux Educacional do
Governo, que, é uma customização do Debian até a versão 2.0, sendo
agora uma customização de alguém da familia do Ubuntu na versão 3.0,
com o intuito de reunir, já na ISO final, os aplicativos para o Linux
ser viavel em escolas.

Ele me identificou outras coisas interessantes, experiencias com o caso.

> * Ensino COM tecnologia ( Ensinar pessoas usando o Fedora )
>
>   - Identificar softwares livres educacionais
>   - Avaliar traducão
>   - Avaliar dispobilidade para o Fedora
>   - Empacotar softwares para o Fedora
>   - Definir uso dos softwares (Séries, faixa etária)
>   - Escrever documentacao de uso de cada software (base pedagogica)
>   - Gerar Spim com softwares selecionados
>   - Difundir/Implantar projeto Fedora Educacao
>   - Recrutar mais colaboradores--
>

> O que acham ?
>
> Estão boas as ideias ?? Sugestões são muito bem-vindas!

Agora eu ainda não entendi bem o Fedora Educação, para mim, pelo nome,
ele seria um projeto que ensinaria profesores a usarem o Fedora, ou a
customização, e mostraria as instituições de ensino como usar o
Fedora, substituir o Windows, para formar seus alunos.

Já pela explicação, parece mais um ensino para colocar o usuário
dentro do grupo Fedora, mostrando como ele pode se tornar um
contribuidor, ou como ele pode ser um desenvolvedor.

Qual das duas é? Se for a segunda, a que é mais provavel, então a
ideia da customização não entra aqui.