[Fedora-mktg-brazil] Como otimizar o portal do PF.org?

Kayo Hamid kayohamid at projetofedora.org
Mon Jun 1 22:15:27 UTC 2009

Antes de começar a comentar sobre os tópicos, só uma adição, eu acho
que a gente deveria ter um canto com uma enquete para poder efetuar
perguntas aos visitantes e conhecer melhor as pessoas.

>  *Espaço para vídeos/áudios:*
>
> Como isso é uma tendência, acho que seria legal termos um espaço para
> videocasts e audiocasts que podem servir tanto para mostrar palestras
> inteiras como para dar dicas de como resolver problemas, mostrar coisas
> legais que podem ser feitas com o Fedora, divulgar depoimentos e
> reportagens. Poderia ser criada uma conta no Youtube mesmo (ou um canal do
> Projeto Fedora Brasil). Não sei se há bons recursos para ?casts? opensource
> e nem da dificuldade de implementação, mas dependendo, o youtube mesmo
> serve, não?

Para a hospedagem e exibição de vídeos, o YouTube serve sim, ele tem
uma API que deixa a gente hospedar os vídeos no YouTube, e mostrar na
página como se fosse o nosso canal de vídeo, sem nenhuma propaganda do
mesmo, só um esforço mediano na programação. O Drupal deve ter um
plugin para isso, eu acho.

>  *Espaço para fotos:*
>
> O mesmo de cima, mas voltado para fotos. Permitir que não só os embaixadores
> desfrutem do espaço, mas também todos os usuários cadastrados. Novamente,
> desconheço as ferramentas opensource para isso (ouvi alguns nomes de
> ferramentas, mas sem nenhum conhecimento de quão boas elas são), no entanto,
> uma conta pró do Flickr custa apenas R$ 40 por ano (tenho uma) e trata-se de
> um serviço incrível.

Conta pró ou não no Flickr, tem a mesma coisa do YouTube, a API,
podendo fazer um canal de fotos integrado ao Drupal, hospedando tudo
no Flickr e exibindo na página como se fosse algo nosso. De fato, com
a programação e td mais, vai ser algo nosso, só a hospedagem que vai
ficar por conta deles.

---

Agora, cuidar, otimizar, falar sobre um site, é uma ciência como
qualquer outra, acho que antes de discutir, poderiamos dar inicio a
criação (já existe um?) de um grupo que vai ficar responsável por
isso, para depois recolher informações (ninguém consegue resolver um
problema sem ter o problema nas mãos), e aplicar a melhor solução para
chegar a uma situação e tudo mais.

Eu falei ali das API's, mas,

- Temos problemas de espaço?
- Temos problema de banda?
- Chegamos no limite do link? Quando, que horas? Quantas vezes por semana?
- Quantas requisições a index faz para o sitema de arquivos?
- Para o banco de dados?
- Qual o tamanho total da index?
- Qual é a media de velocidade dos visitantes? (super importante,
pessoal jura que isso é uma pergunta besta, mas influencia em todas as
perguntas a cima, mas pegar informações pra que? vamos ficar no
escuro, hehe.)

Tudo isso tem que ser conversado.

--
Kayo Hamid