[Fedora-mktg-brazil] Revita Fedora Brasil - Encerramento

Leonardo Menezes Vaz leonardo.vaz at gmail.com
Mon Nov 16 17:35:15 UTC 2009

> É uma pena que isso tenha acontecido, mas todos sabem que fazer a
> revista é muito trabalhosa e demanda tempo.

Eu passo por uma situação similar a do Henrique aqui com o Tchelinux e
entendo bem a situação dele. Colaborar com opensource é muito bacana,
mas levar um projeto nas costas sozinho quando se tem dúzias de
pessoas ao redor dispostas apenas a colaborar com idéias não é nada
legal.

> Seria muito bom que alguém pudesse assumir as tarefas restantes, nem que
> seja para lançar apenas essa edição que está mais encaminhada.

s/assumir/assumir e entregar/

> Infelizmente, mesmo com a grande quantidade de embaixadores aqui, não
> vejo isso acontecendo nos próximos meses se considerarmos o nível de
> colaboração atual. De qualquer forma, ficaríamos extremamente
> agradecidos se alguém o fizesse.

O Boto outro dia levantou uma questão importante: sobre quais seriam
as incumbências e pré-requisitos para que alguém se tornasse um
embaixador. Vejam, não existe nada claro sobre isso e por esse motivo
não temos como cobrar nada de ninguém.

IMHO o cargo de Embaixador deveria ser voltado única e exclusivamente
para divulgadores e evangelizados e que as demais
partes deveriam ser mantidas por voluntários dentro de um core team,
onde o pré-requisito para participação deveria ser a assinatura de um
termo de compromisso. Temos várias pessoas engajadas aqui que estão
sempre colaborando de uma forma ou de outra com o projeto. Acompanho o
trabalho do Rafael, Igor, Jayme, Itamar e vejo que os caras se mexem
legal. O pessoal no Fórum também manda ver legal, mas estamos falhando
em alguns pontos de repente pelo projeto ser grande demais.

Sei da briga que o Padula tem com o pessoal lá de fora não apenas pela
questão de recursos financeiros mas principalmente para a mudança de
regras que foram criadas por gringos e que só funcionam por lá. Aqui
na América Latina a coisa é bem diferente e de repente alguns modelos
conceituais não tenham efeito por aqui.

Minha sugestão pessoal é separar o projeto de embaixadores da parte de
infra do projeto nacional, criar um core team onde pessoas terão
tarefas e responsabilidades bem definidas e começar a encarar tudo que
vir de novo como projetos com início, meio e fim.

Dentro de duas semanas estarei me desligando oficialmente do Tchelinux
por motivos similares aos que o Henrique está deixando o projeto da
revista e pretendo me dedicar mais ao Fedora e a Linux Foundation onde
acredito que meus esforços deverão apresentar melhores resultados.

Leo

--
Leonardo Menezes Vaz
++55 51 91568225