[Fedora-users-br] passwd

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Sexta Dezembro 30 16:16:41 UTC 2005

Adere - Levi / Suporte Linux wrote:
> Pessoal não estou conseguindo alterar a senha de root, quando vou tentar
> alterar me da a seguinte mensagem:
> Passwd: user not known to the underlying authentication module.
> O que pode ser?

Olá Levi, tudo bem?

Pelo erro, eu chuto que seja algum problema na identificação do usuário
através do PAM (que é o tal "underlying authentication module").
Recomendo você fazer três coisas para ver se resolve teu problema:

1. Rodar o system-config-authentication e verificar se o tipo de
autenticação está ok. Aqui no meu sistema (desktop) está tudo
desabilitado, menos na aba "Autenticação", que estão marcadas as opções
"Usar Senhas Shadow" e "Usar Senhas MD5".

Este programa vai configurar a autenticação/informação de usuários para
todos os outros programas que utilizam o PAM para autenticação. Pode ser
que dê certo fazer algumas tentativas.

2. Crie uma cópia de backup de seus arquivos passwd e shadow, e apague
as senhas do root, tirando o segundo campo (root:*x*: e root:*doidera*:)
  que correspondem às senhas e deixando nada. Depois tente mudar a senha
como root novamente digitando "passwd root". Caso não dê certo, não se
esqueça de voltar com os arquivos de backup para quaisquer problemas.

3. Se nenhuma das duas funcionar, experimente bootar com a opção Rescue
do Fedora, escolher para montar a sua partição e dar chroot quando
pedido, e tentar o 'passwd root' novamente.

Espero que pelo menos esses passos ajudem se não resolverem :)
Não esqueça de postar os resultados para a lista, afim de compartilhar
uma provável solução!

Abraços,

--
[]'s
Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds