[Fedora-users-br] Servidor Samba

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Terça Agosto 22 15:37:11 UTC 2006

On Friday 18 August 2006 16:45, Joao Luiz Costa wrote:
> E dai Lista !

Hau!

> 1º Seguinte alguem usa o fedora c5 como servidor samba ?

Muita gente usa. Inclusive, o Samba é genérico e na maioria das vezes funciona
da mesma forma em qualquer distribuição. Por isso, as instruções e tutoriais
que você encontra por aí podem servir para o Fedora Core 5 numa boa ;-)

> 2ºTem alguma console grafica para o samba?

Como dito em outro e-mail, há o SWAT e também existe um utilitário mais
simples do Samba no Fedora, que é o system-config-samba. Só que acredito que
ele não sirva para o seu propósito :-)

> 3º Como eu faço para fazer o logim com win2000 no servidor samba?

Não é *tão* simples mas também não é tão complicado. Só que já existem vários
tutoriais sobre isso por aí e postar novamente só vai desgastar e duplicar os
esforços. Por isso, recomendo que você dê uma procurada pra encontrar algo e
aprender... Então, no meio do caminho se houver dúvidas e tudo mais, pode
recorrer à lista para tentarmos ajudar :-)

> 4º tem como eu logar no samba com usuarios virtuais baseados em uma tabela
> mysql?

Eu nunca fiz isso, mas na hora que bati o olho já pensei em algo viável: o
Samba utiliza o PAM para interface de autenticação e por isso fica flexível
indicar onde estão os usuários. No caso, você pode utilizar o pam_mysql para
autenticar numa tabela MySQL e referenciar esse pam_mysql no arquivo PAM do
Samba, que fica em /etc/pam.d/samba :-)

Acho que deve ter alguma coisa falando sobre isso por aí... Se não tiver,
recomendo dar uma estudada nessas duas coisas depois de aprender Samba: PAM e
pam_mysql.

--
[]'s
Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds