[Fedora-users-br] Servidor de Email com Qmail

Hugo Cisneiros hugo em devin.com.br
Quinta Maio 4 20:11:13 UTC 2006

Eustaquio Vieira wrote:
> Pessoal Bom Dia,

Bundinha! Ops..

> Estou tentando na pancada, fazendo cursos, lendo livros sobre o mundo
> linux... Mas tenho ainda muitas dúvidas.

Tentativa e erro sempre foi um método bom para aprender :-) Só não é bom
fazer isso em coisas que estão em produçào hehehe :P

> a) Instalei com o Fedora 3, gostaria de atualiza-lo... Já tem o Fedora 4
> e até o 5. O Antivirus Clamav tambem queria atualizar.

Sobre as atualizações, você pode fazê-lo. Mas lembre-se que se o
servidor estiver em produção, não é muito legal fazê-lo "na doida". Tem
que montar pelo menos um protótipo pra saber o que vai acontecer e
diminuir o tempo de queda o máximo possível.

Posso contar o meu caso: sempre tive um qmail rodando em servidor
externo, onde eu não tinha acesso físico. O que eu fazia era utilizar o
yum para atualizar toda a distribuição, mas com muito cuidado. Algumas
coisas que sempre tive em mente:

    * Verificar se há pacotes com versões novas que irão conflitar

Isso acontece geralmente com o php, mysql, postgresql. Então eu coloco
para o yum excluir da atualização esses pacotes.

    * Binários do qmail

Sempre quando eu compilo alguma coisa na máquina eu deixo a compilação
armazenada em algum lugar. Então com algumas atualizações mais "punks"
eu tive problema de compatibilidade com os binários do qmail e alguns de
seus acompanhantes. Então deixei todo meu processo de instalação em
algum script e depois de atualizar eu mandei recompilar tudo. Assim os
binários foram substituídos e tudo funcionou.

    * Atualização do yum vs. pelo CD

Muita gente diz que atualizar pelo yum pode ser perigoso e não é
recomendado. Apesar de ser perigoso, dá pra fazer numa boa, mas você
antes de mais nada precisa saber o que está fazendo ;)

> b) Não consegui acessar o qmail admin pelo nome do servidor ou seja
> http://webmail.empresa.com.br somente pelo ip.

Tenho em mente que podem ser duas coisas:

- O servidor DNS não está configurado numa boa para responder a este
domínio. No caso você precisa configurar o subdominio para apontar para
o IP da máquina.

- O Apache não está configurado para responder ao *domínio virtual*
webmail.empresa.com.br. Para mais informações procure por Domínios
Virtuais no Apache (diretriz <VirtualDomain>).

> c) Fico sem saber o que fazer de backup ou seja os arquivos mais
> importantes, caso apresente um pane e precise reinstalar.

Depende da sua instalação. O que é bom fazer backup são três coisas do
e-mail:

    * Mensagens (no meu tutorial, ficam em todo o diretório /mailhome,
mas você quem indicou e deve saber). É o diretório onde você configurou
o vpopmail caso usou ele.

    * Diretório do qmail e sua fila (queue). Geralmente em /var/qmail.

    * Contas. Se usou o vpopmail, vai ser no diretório do vpopmail (o
mesmo que as mensagens) e o /var/qmail. Se usou um banco de dados (como
o MySQL), é só fazer o backup da base do banco de dados.

> d) Se esta acumulando sujeira, arquivos temporarios e se vai chegar uma
> hora que ele vai parar por este motivo.... Arquivos que
> tenho que esta monitorando sempre.....

Olhe os diretórios do anti-virus. Geralmente eles guardam bastante
porcaria (me vem na cabeça o /var/spool/qmailscan). E os diretórios de
log (/var/log/maillog e /var/log/qmail).

> Fico grato com toda ajuda possivel.

Bem, espero que tenha ajudado.

--
[]'s
Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds