[Fedora-users-br] Firewall Iptables e SAMBA

Hugo Cisneiros (Eitch) hugo em devin.com.br
Sábado Dezembro 6 22:11:27 UTC 2008

2008/12/6 Reginaldo Carvalho <reginaldoantonio em gmail.com>:
> Galera,
>
> Tenho um Servidor SAMBA rodando no Fedora Linux 8 na empresa em que
> trabalho. Pretendo implantar o Firewall Iptables. O que vocês
> recomendam: posso implantar na mesma máquina com o SAMBA ou é melhor
> que os dois serviços estejam funcionando em máquinas diferentes?
>
> Talvez alguém desta Lista tenha um caso parecido. Eu gostaria de tirar
> umas dúvidas antes de fazer qualquer besteira... rsrsrs

Olha, pra ser sincero depende muito da topologia da sua rede. Falando
em termos de consumir a máquina, o iptables não consome quase nada,
então você pode (e deve) colocar em todos os servidores que tiver.

Mas aí é que tá, pra que seria o firewall iptables? Se for para
proteger a máquina, você deve colocar mesmo. Se a máquina tiver ligada
na Internet e vai estar compartilhando a conexão com a rede local,
pode-se colocar também tranquilamente, mesmo o ideal sendo separar a
máquina do Samba em uma DMZ.

Em resumo, pode mandar bala sim! :D

--
[]'s