Re: [Fedora-users-br] Evolução do Linux

Hugo Cisneiros (Eitch) hugo em devin.com.br
Domingo Abril 5 17:58:04 UTC 2009

2009/4/5 Heitor Moraes <heitor.moraes em gmail.com>:
> Acredito que a fraqueza nas permissões e o uso demasiado do sudo sejam
> as maiores fraquezas do OSX.
> Os buracos do Safari vão acabar sumindo com a criação dessas sandboxes
> nos browsers modernos, mas esse modelo administrativo falho e
> permissivo está viciando usuários que poderiam desde já aprender a
> cuidar do computador, como cuidam do carro ou da casa.

É a famosa fina linha entre a segurança e a "usabilidade" do usuário.
Todos querem achar um ponto de equilíbrio: achar algo que deixe seguro
contra o usuário, ao mesmo tempo que deixe o usuário fazer o que
precisar se ele quiser. Pra mim isso vai mais da educação do usuário
(como citou o camarada acima), mas realmente pode-se chegar a um ponto
de equilíbrio aí.

O Leonardo tocou no ponto importante: não importa como o sistema
funciona por trás, para um usuário final/desktop. Ele quer que as
ferramentas de instalação/desinstalação funcionem, que os ícones das
suas aplicações estejam fáceis e disponíveis, que seus dispositivos
funcionem no seu computador e que seu sistema não fique travando toda
hora. É isso que o usuário quer, o resto é detalhe e capricho de
programador.

Na parte de servidor, como eu disse e como o Leonardo disse, o Linux é
muito forte porque o perfil dos administradores é mais de "usuário
avançado". Então ele se vira pra fazer as várias coisas. No desktop
isso é um pouco diferente. O Mac OS X realmente é um exemplo sólido de
um Unix voltado para o usuário final. E eu posso dizer com certeza que
isso seria possível no Linux se a gente não tivesse algumas vantagens
sobre o Mac OS X:

1. Pelo aspecto livre, não existe um padrão de API/implementação. Uns
gostam assim, outros gostam daquele jeito, e não existe uma interface
sólida para tudo. Isso divide esforços e acaba por afastar muitas
coisas "que seriam fáceis de fazer" dos desenvolvedores, concentrando
tudo nas pessoas que fazem cada distribuição.

2. Não existe uma empresa só que dita e mantém um foco. Esse também é
um dos motivos por qual não dá pra concentrar os esforços. Muda até
quando grandes empresas assumem a liderança, como a Canonical, Red Hat
e Novell. Mas não é nem um pouco certo isso.

3. Minha opinião pessoal: os softwares do Linux para desktop são, em
geral, mal feitos e não tem qualidade de software. Isso muda com o
tempo, mas eu ainda continuo achando que são ruins - muita qualidade
em alpha. Talvez precisasse de mais QA :( Lembrando que isso é uma
opinião bem radical, não levem muito em conta :P

E o problema agora é que: visto por outro lado, estas são vantagens:
temos a liberdade de escolher o que gostamos e como gostamos, não
ficamos preso a nada. Só que as vantagens, por outro lado, tem suas
coisas ruins também ;(

--
[]'s
Hugo