[Fedora-users-br] Projetando uma Rede Em tudo

Devair Linux devair.linux em terra.com.br
Quinta Abril 9 02:21:13 UTC 2009

Boa Noite!

Senhores,

Estava conversando  com um amigo, que tem uma empresa  de venda de peças
automotivas e oficina mecânica, na verdade é uma matriz e 4 filiais , ele
estava me falando sobre problemas que ele tem de vírus, softwares pirata,
navegação de internet, e acho que todos já sabem os problemas que vem junto
com todas estas liberdades dadas e muito mau gerenciadas, vamos por assim
dizer o conjunto da obra. Eu  no caso só presto  assistência no servidor
Linux, que roda o sistema de Gestão da empresa em COBOL for Linux.
Bom então,  me foi perguntado  se e possível montar um projeto para
organizar toda esse rede da empresa, eu acompanho diariamente as mensagens
da lista, e sei que é possível, agora preciso de parâmetros de trabalho:
Pensei nestes pontos iniciais:
1) Levantamento de quantas maquinas tem em cada unidade (Inventario de
Hardware)
2) Levantamento de todos os softwares instalados e sua real necessidade
(Inventario de Software)
3) Levantamento da estrutura física da rede em todas unidades. Para montar
um mapa da rede física em cada unidade.

Bom após ter estas informações, estabelecer qual será o critério de trabalho
a ser adotado.

1) Quais micros terão Windows instalados e outros aplicativos ou por exemplo
kurumin para aquelas maquinas que não precisam rodar softwares proprietário
específicos.
2) Montar domínios para cada unidade.
3) Criar regras de rede dentro do domínio para que o usuário não altere nada
me sua maquina.
4) Fazer os domínios se interligarem entre si, tipo Active Directory (Ldap )
eu acho
5) Definir a navegação de internet para os usuários
6) Definir scripts de backup em cada servidor.

Citei todos itens como um exemplo, mais gostaria da opinião de todos, quais
caminhos seguir e quais softwares em Linux que devo usar, peço aqueles que
tem muito experiência ou que já tem algo já montando ou material de trabalho
se poderia me fornece-los, também gostaria de ter noção de quanto cobrar por
um trabalho desse tipo.

Obrigado
Devair