[Fedora-users-br] Projetando uma Rede Em tudo

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Quinta Abril 9 12:34:32 UTC 2009

Na minha opiniao:

Primeira coisa, ver se o sistema principal (o gerenciador de negocios)
roda em Linux (seja la como for, wine ou virtual)

Se rodar beleza.

Softwares alheios, imagino que seja os mesmos da maioria das empresas:

Pacote Office, neste caso o OpenOffice (brOffice) servirá sem problemas.

Quanto a estrutura fisica de rede, se já esta funcionando em windows
funcionará em linux.

Navegacao de internet, acho que essa é a mais facil de todas, squid e
iptables.

Backups? bem nao é tao dificil, mas a facilidade depende do tipo de
banco que usa, MySQL, Firebird, Postgres e etc.

Olha, quanto ao LDAP vai depender do que realmente precisa em termos de
seguranca e se sua rede precisa realmente estar presa a esta estrutura.

Por exemplo, você pode criar uma rede simples com IPs fixos e ter acesso
a todos os recursos do seu sistema de qualquer lugar, sem uma
configuracao mais complicada. Pois redes com Active Directory costumas
quando cai dar uma dor de cabeca danada, mas se a questao principal é
seguranca, é um caso a se pensar.

Numa rede "simples", voce pode criar um tunel criptografado utilizando
por exemplo o zebedee e trabalhar sem maiores problemas, inclusive a
ideia dele é deixar sua rede mais rapida devido ao empacotamento que ele
faz pra transporte TCP/IP

bem... acho que arriscaria :)

Marcelo Silva