[Fedora-users-br] Dúvidas gerais sobre o Fedora.

Leonardo Pinto (Gmail) leonardoprc em gmail.com
Domingo Abril 12 13:48:56 UTC 2009

Paulo Cavalcanti escreveu:
> Eu não estou falando de servidores, mas sim workstations (a pergunta
> original
> era sobre um notebook). Nossos servidores também rodam CentOS 5.3.
>
> Workstations normalmente não rodam serviço algum (principalmente não
> devem aceitar conexões ssh externas).  Normalmente, o que desatualiza
> do ponto de vista do usuário é openoffice, firefox e python, mas dá
> para levar por um bom tempo ...

Pois bem, venho chegando a conclusão que para essas situações de
implantação de estações o mais ideal é o Ubuntu/Xubuntu etc... Pois é
exatamente o que queremos: Ter aualizado os aplicativos de usuário, mas
o núcleo permanece o "mesmo".

Pessoalmente cheguei a conlusão que Fedora é experiência/aventura
pessoal. E isso fazemos em nosso próprio PC! Implantar uma rede em que
não saberemos após a atualização se tudo irá continuar funcionando como
antes, é muito irresponsável. (Que era o que pretendia quando optei por
Fedora -->) Tenho uma rede com muitas estações Fedora 6 utilizando
NFS+NIS, Samba, etc... e não me atrevo nem me aventuro atualizar e ter
algum recurso incompatível ou disfuncional. Além de que os usuários
estão satisfeitos e realizando suas tarefas plenamente. É o famoso
ditado: Time que está ganhando não se mexe!!! Atualizar implica em muito
detalhes, e o principal é o desempenho, pois o Fedora 6 é bem rápido.

Portanto, se é seu próprio NB ou PC, o mais ideal é deixar uma partição
sobrando e sempre ter a versão beta instalada para testes, e se
funcionou teus aplicativos básicos de uso pessoal, pronto, adota de vez
o release. Eu passei um tempo usando SEMPRE a versão developer do
fedora. Sempre após um update algo deixava de funcionar e eu ficava a
ver navios, mas logo o projeto corrigia os bugs e "tudo" voltava ao
normal. Mas é pra quem gosta de viver perigosamente!!! hehehe

--
Leonardo Pinto
leonardoprc#gmail dot com