[Fedora-users-br] Instalacao 512MB RAM

Carlos Maiolino cybersonic0 em gmail.com
Quinta Agosto 26 16:58:12 UTC 2010

Sim, existe como instalar o Fedora em modo texto, e a melhor forma de fazer
isso é instalando via vnc.

O instalador abre uma sessao vnc e voce pode conectar nele a partir de outro
terminal.

O instalador em modo texto do Fedora nao permite voce customizar muito a
instalação. Creio que em breve nao teremos mais instalador em modo texto, já
que via VNC fica bem melhor.

O motivo do instalador em modo texto ter ficado mais simples, é que é muito
caro manter dois instaladores na distro (entenda-se instalador grafico e
instalador texto), pois sao arvores de código diferentes, e necessitam de
pessoas dedicadas a isso para mante-los, por isso, alem de estar cada vez
mais "basica" a instalacao via text-mode, acredito que em breve isso será
removido da distribuiçao.

Na minha maquina aqui, o instalador via VNC rodou tranquilo.

É complicado voce comparar as distribuiçoes, cada uma tem um objetivo. O
Fedora é ser fonte de inovaçao, entao isso necessita geralmente de uma
distro um pouco mais pesada, requerendo mais recursos da maquina, porém,
isso não impede que o Fedora seja instalado em sistemas mais fracos, se voce
souber customizar direitinho a distro durante a instalação.

O Anaconda (instalador do Fedora) esta bem mais robusto no F13, e a
instalacao muito customizavel. Tem um modo Basic de instalacao, que ele vai
instalar somente o que for extremamente necessario, deixando o sistema bem
leve. Nao cheguei a instalar em nenhuma maquina um pouco mais arcaica do que
meu PowerEdge aqui.