[Fedora-users-br] Rede local

Alberto Monteiro albmont em centroin.com.br
Terça Dezembro 14 20:03:06 UTC 2010

> Estou procurando um tutorial que ensine como se faz para
> um computador com Fedora poder ler arquivos de outro
> computador com Fedora. Um deles está ligado pela eth0, e o
> outro por wireless wlan0, a um roteador, que os conecta à
> Internet.

Sintetizando o que vocês escreveram, eu tenho essencialmente
duas opções, e uma terceira que eu não entendi muito bem:

(a) NFS - funciona apenas no Linux

(b) Samba - funciona no Linux e no Windows

(c) uma opção do Gnome - parece ser mais simples

Um dos computadores que podem se conectar, eventualmente, roda
Windows (apenas para jogar The Sims 2 [*]). Como eu sou paranoico, quando
eu vou jogar The Sims 2, eu desconecto fisicamente o cabo de rede
antes de dar o reboot, para que o Windows não seja visitado por
hackers e virus. Nem sei se dá para botar no Windows uma opção
de _nunca_ se conectar à Internet, mas se tivesse essa opção,
seria bom poder acessar os arquivos do outro computador durante
a sessão do Windows.

Por outro lado, tem outros aparelhos que poderiam se conectar no
caso de uma opção mais genérica, como celulares e o Nintendo Wii
(nem sei se estou falando de besteira, ou seja, estou supondo
que os fabricantes destes aparelhos pensam no bem do usuário).

Dito isso, provavelmente vou tentar a opção do Gnome, e depois
vou ver se consigo "sambar".

Alberto Monteiro

[*] quem lembra das minhas mensagens anteriores, é esse que tem
o problema do dual boot. Optei por não fazer nada, e tenho que
entrar na BIOS e trocar o HD em cada dual boot. O esforço de
reconfigurar tudo não valia a pena.