[Fedora-users-br] Rede local

Rafael Prenholato rafepren em gmail.com
Quarta Dezembro 15 12:46:33 UTC 2010

Alberto,

Também concordo com Gabriel Ricardo sobre o sshfs.

Agora, particularmente, sou muito mais adepto de NFS, principalmente
para backups por poder trabalhar em modo assíncrono se configurado
para isso. Ele é muito mais simples de configurar que SAMBA.

A permissões dos arquivos e pastas se basearão nos UID e GID
(identificadores de usuário e grupos do sistema) no compartilhamento
da pasta no servidor q deverão combinar ou ser compatível com os UID
e/ou GID do cliente. No entanto isso ainda é relativo, podendo fazer o
que muitas pessoas fazem em compartilhamentos SAMBA pondo permissão
777 para todos os arquivos e pastas do compartilhamento. Claro que
assim não haverá nenhum tipo de segurança por usuário, e aí vem a
calhar o tipo de uso que vc pensa em fazer dessa rede que, ao meu ver,
parece ser pra ter em casa.

Só um exemplo de uma configuração simples no servidor NFS editando o
arquivos /etc/exports:

/home/usuario/pasta_a_compartilhar         *(sync,rw)

Após ter salvado sua configuração, inicie o servidor NFS:
# service nfs start
ou
$ su -c 'service nfs start'

ou por qualquer modo gráfico.

Você poderá usar o utilitário 'setup' no terminal como root para
liberar as portas NFS no Firewall.

No computador cliente você prepara uma pasta para montar o
compartilhamento e execute no terminal como root:
# mount.nfs 192.168.0.2:/home/usuario/pasta_a_compartilhar
/pasta/preparada/para/montar

Trocando, evidentemente, o IP pelo correspondente ao seu servidor, a
pasta pela pasta configurada no arquivo '/etc/exports' do seu servidor
e a pasta demontagem pela que vc preparou. Pronto, isso funcionará
perfeitamente. Talvez vc deverá tb liberar o seu Firewall para receber
as conexões NFS, como liberado no servidor usando o 'setup' pra
ajudar.

Apesar de ter puxado a sardinha pro lado do NFS, penso que o SAMBA
seria uma boa alternativa devido o dual boot da máquina cliente na sua
rede. No Windows vc não conseguirá acessar facilmente um
compartilhamento NFS nem SSH. Em contraposição às configurações do NFS
que demonstrei brevemente, as do SAMBA são muito mais complexas que
NFS mas ao mesmo tempo, como disse Eduardo Mondoni algumas mensagens
atrás, é facilmente configurável.

No final das contas, SAMBA é mais compatível entre sistemas
operacionais diversos e é o que mais agrada o pessoal. NFS é muito
mais simples e com uma performance bem mais acima do SAMBA e
compartilhamentos nativos em sistemas Windows.

Espero ter ajudado. Boa sorte.

Abraços.

 Rafael Prenholato