[Fedora-users-br] Problemas com arquivos

Alberto Monteiro albmont em centroin.com.br
Quinta Janeiro 13 21:26:03 UTC 2011

Arturo Fatturi

> Outros cds de backup apresentam arquivos normais, isto é, são
> lidos normalmente.

Ou seja, o problema não é um problema do Fedora 14, nem do
leitor de DVD do computador.

> Creio que é um problema de gravação deste DVD em específico.
> Não testei no meu notebook com o Win 7 ainda, mas o Centos
> não permitia nem deletar os arquivos depois de gravados no HD;
> testei no Ubuntu 10.10 e acreditei que o problema era devido
> a incompatibilidade entre "deb" e "rpm" - o que não é o caso.

???

Porque precisaria de "deb" ou "rpm" para ler "pdf" e "doc"???

> Portanto, creio que o erro é de gravação, pois algun arquivo
> em "pdf" é reconhecido. Os arquivos em ".doc" - salvos no
> openoffice - solicitam informação ASCII para abrir os arquivos
> (desde DVD).
>
> Barbeiragem minha a gravar?

Provavelmente. A questão agora é: será que dá para recuperar?

Normalmente, eu nem tento recuperar coisas mal gravadas em DVD
ou CD; como eu faço backups regulares, periódicos e completos,
nem esquento com um ou outro que dá problema. Mas se você não
tinha outro backup, então isso é um problema.

Eu nem imagino como poderia ser possível recuperar um pdf,
mas um "doc", provavelmente, pode ser parcialmente recuperado,
como se diz por aí, "escovando os bits".

Alberto Monteiro