[brasil-marketing] Mídias para FLISOL

Filipe Rosset rosset.filipe em gmail.com
Sábado Abril 2 00:21:57 UTC 2011

Opa!

Chico, também não é bem assim, não adianta partir para a ignorância.

A Red Hat apóia financeiramente algumas pessoas que vão divulgar o Fedora em
eventos externos (FISL, Latinoware) ou eventos internos (Fudcon, FADs, etc).
Vários aqui do Brasil já receberam auxilios para viajem (que eu me lembre de
cabeça foram Rodrigo, Igor, Daniel, Jayme). Alguns também recebem auxilio
para as inscrições em eventos (eu mesmo fui isento da inscrição para o FISL
10 pois palestrei sobre Fedora no PS3 (PPC) e acredito que vários outros que
participaram da Fudcon/FISL 2009 Porto Alegre também foram isentos pois
estavam cadastrados no grupo de usuários do Fedora).

Esse apoio é pequeno frente aos ganhos que a Red Hat tem no Brasil?
Certamente, mas a Red Hat deve ter os seus motivos e suas ideologias, eu não
faço idéia de como isso é visto pela RH.

Também vale lembrar que não é só o marketing que existe dentro do Projeto
Fedora. Existe o projeto de tradução, empacotamento, artwork,
desenvolvimento, etc.

A Red Hat paga alguns profissionais para trabalharem no Fedora, e geralmente
são eles que fazem as tarefas mais "casca grossa" e que tocam o sistema. A
comunidade colabora em grande parte, mas pelo que vejo nas listas
internacionais, quem mantém as partes mais importantes do SO são
funcionários da RH mesmo. Eu não sei qual o tamanho da
participação/importância do Fedora dentro da Red Hat, mas a verdade é que a
Red Hat é uma das empresas que mais contrata profissionais que desenvolvem
Linux diretamente, seja para trabalharem no Fedora, RHEL ou outros produtos
etc.

Na minha opinião a maior colaboração da Red Hat não é com dinheiro, mas sim
com software, novas tecnologias (que permitem que CentOS/Scientific Linux
existam, ou mesmo que permitem que o Fedora exista e seja um sistema
operacional livre, gratuíto e confiável - sem precisar de um contrato de
suporte para isso).

O negócio da Red Hat é Enterprise, o Fedora é onde as novas tecnologias são
desenvolvidas/implementadas/testadas, até receberem um nível de maturação
para serem a base de um novo RHEL (Fedora 6 foi a base para o RHEL5, assim
como o Fedora 12 foi a base para o RHEL6).

Sinceramente eu acredito que seja muito mais fácil a Red Hat contratar
alguém que se destaque dentro do Fedora, do que liberar grandes quantias de
dinheiro para serem utilizadas em marketing, mídia, patrocinar eventos, etc.

Tem o lado também do usuário "comum" que só enxerga o produto final, mas não
tem a visão desse todo. Se o usuário quer realmente utilizar o sistema, não
vai ser um CD/DVD que vai fazer a diferença. Ele vai usar por algum motivo,
seja por necessidade, afinidade, ideologia, etc.

Eu considero o Fedora um projeto muito importante, assim como o
CentOS/Scientific Linux. Esses projetos dão a oportunidade de qualquer
pessoa conhecer como funciona um sistema enterprise (RHEL), utilizado em
diversas empresas pelo mundo afora e que são base para diversos negócios,
empresas etc.

Na minha opinião, o que falta na comunidade Fedora no Brasil é um community
manager que trabalha lado a lado com Red Hat/Comunidade e faça essa ponte
fazendo as coisas acontecerem. Eu não sei se esse é o mesmo pensamento dos
demais, e muito menos se é o pensamento da Red Hat. E enquanto isso não
mudar, esse tipo de coisa vai continuar ocorrendo (ter que batalhar para
conseguir algum recurso para a comunidade Fedora no Brasil).

E antes que me perguntem, não, eu não tenho a solução para isso, são só
opiniões pessoais :)

Filipe