[Fedora-mktg-brazil] Projeto Fedora Brasil

Hugo Cisneiros hugo at devin.com.br
Tue May 2 05:08:14 UTC 2006

Oi pessoal,

Depois de ver esses e-mails anteriores resolvi dar uma opinião e tentar
ajeitar esses desentendimentos. Sim, são desentendimentos, tá na cara, e
  temos que erguer a cabeça e resolver os problemas, porque isso
acontece em todo lugar :)

Vamos por partes:

    * FISL

Não adianta falar, o FISL foi um sucesso tremendo. Como sendo o maior
evento de Software Livre, a primeira participação de comunidades do
Fedora chegou "matando pau" e obtemos muito progresso. Tivemos as
palestras que foram muito bem recebidas, e o problema que vi foi que
consecutivamente as palestras foram separadas, apesar de serem em si
juntas (eu mesmo nao assisti a primeira porque pensava que era so a
outra, erro meu).

Temos que separar as coisas: O Projeto Fedora Ambassadors, ao qual a
gente participa, serve só para isso: divulgação. Todos sabemos que as
coisas foram de última hora e vocês fizeram o que puderam. Tanto vocês
quanto o pessoal da Comunidade Fedora Brasil. Se teve algum erro, a
gente aprende com os erros, pois foi a primeira vez, e da próxima os
erros não se repetirão :)

    * Projeto de Documentação

Como eu disse no e-mail anterior, era legal a gente unificar os esforços
de tradução e criação de documentação com o upstream. Se tem uma coisa
que eu aprendi durante esses anos é *sempre trabalhar com o upstream*.
Mesmo que a gente fale português e os caras inglês, a gente tem que
manter um canal e fazer a coisa juntos. Isso acontece com todos os
projetos, incluindo os famosos LDP, KDE e GNOME.

O que quero dizer aqui é que não devemos reinventar a roda. O que eu
acho que devemos fazer é o seguinte:

1. Definir uma equipe de quem vai criar documentação

Essa equipe deverá ler e entender o processo de criação de documentação
feito no DocsProject do Projeto Fedora. Isso inclui criar uma página no
Wiki, e entrar para o Projeto de Documentação. Caso tenham dúvida sobre
esse processo, por favor me perguntem. O endereço do projeto de
Documentação é:

    http://fedoraproject.org/wiki/DocsProject

Falo isso porque o processo de Documentação do pessoal é extremamente
bem elaborado, e com anos de experiência e dedo da Red Hat no meio. É
documentação concisa e de qualidade.

2. Definir um líder para o lado Brasileiro

Como a documentação será criada em Português para Brasileiros, deverá
ser definido um líder para coordenar as atividades. Esse líder tem que
estar *totalmente* ciente dos métodos de produção de documentação e
instruir os que criam as documentações.

Eu sugiro que o Rodrigro Menezes, ou alguém do fedora.org.br que vocês
achem mais apto a ser esse líder, e coordenar essa equipe de
documentação. Eu posso ajudar no começo a você se ambientar no Projeto
Fedora Internacional em si, para que você possa manter a liderança da
equipe e deixar todos à vontade para trabalhar.

Esse líder também cuidará da manutenção do site local
(http://www.projetofedora.org) com relação a parte de Documentação. Isso
vou explicar em outro tópico.

3. Definir um intermediador

O intermediador vai filtrar o trabalho brasileiro e integrar ao Projeto
Fedora Internacional. Isso inclui criar uma seção no Docs do Wiki
oficial para os nossos trabalhos.

Como eu disse anteriormente, o pessoal tem interesse em pegar a
documentação estrangeira e colocar em inglês. Quando surgir a demanda,
podemos integrar essa documentação neles, e o intermediador vai ser
importante nessa parte.

Caso a tradução pro inglês for pra frente, precisaremos mais a frente de
um tradutor e outro revisor. Mas isso já é mais pra frente, nem
precisamos nos preocupar.

Eu posso ser inicialmente esse intermediador porque eu já faço parte do
DocsProject e já tenho conhecimento do assunto. Mas eu quero outra
pessoa envolvida nisso, pra que ela possa cuidar disso também, ou me
substituir. Então se alguém quiser se voluntariar... :)

4. Começar!

Depois de definido os três itens, faz-se uma reunião inicial e define os
primeiros temas para se criar a documentação, e como será criado. Uma
coisa de cada vez, para depois começar o trabalho e ir postando tanto no
lado brasileiro, quanto no lado internacional (intermediador).

Essa é uma opinião *pessoal* sobre como devemos começar esse trabalho
importantíssimo. Se vocês gostaram e não têm o que falar, releiam e
procurem o que falar porque falar é importante :P Ou seja, dêem suas
opiniões sobre como fazer desse plano melhor, ou tirar dúvidas.

    * Site do Projeto

Pessoal, vamos manter o foco. Pelo que eu entendi, o site do Projeto
Fedora Brasil foi criado com o intuito de organizar e articular o
projeto aqui em Terra Brasilis. Temos que lembrar que existe o
fedora.org.br, e devemos trabalhar junto com eles! Ou seja: devemos
sempre apontar a parte de ajuda, forum, etc, tudo pro fedora.org.br,
porque eles sabem fazer isso bem.

Sobre o CMS, eu ja dei minha opinião a um tempo atrás sobre isso, e acho
que um Wiki é o jeito ideal de se criar um site colaborativo. Mas como
foi colocado o Drupal, temos que usar ele! O que vocês estão
insatisfeitos com ele? O que não conseguem fazer?

Até que haja um tempo hábil para uma grande mudança, eu recomendo vocês
tentarem fazer as coisas com os recursos atuais. Eu acho que o
importante agora é fazer as coisas acontecerem, e com o tempo elas vão
se ajustando com jeitinho :P

Então vamos tentar resolver isso. Estou enviando outro e-mail (com fins
de organização) para levantar as questões de como gerenciar os
sub-projetos no site.

    * Outras considerações

Só pra lembrar aqui que eu não quero dominar o mundo, e não quero meter
meu nariz onde não sou chamado. Estou escrevendo este e-mail para
expressar minha opinião pessoal do que eu acho melhor para todos nós nos
entendermos e trabalharmos de uma forma eficiente :)

Então considerem estas idéias, estudem-nas com cuidado, critiquem e
vamos discutir qual o melhor método de tocar a coisa. Não quis colocar
todos os tópicos aqui porque são muitos, e ao longo do tempo eu vou
tentar levantas os pontos pra vocês irem definindo o que fazem. Beleza? :P

Abraços livres!

--
[]'s
Eitch

http://www.devin.com.br/eitch/
"Talk is cheap. Show me the code." - Linus Torvalds