[Fedora-mktg-brazil] Fedora Life Cycle

Davidson Rodrigues Paulo davidsonpaulo at gmail.com
Tue Oct 23 15:33:54 UTC 2007

Em 23/10/07, Henrique de Castro<henrique_csj at yahoo.com.br> escreveu:
> Davidson, não sei em que tipo de servidores você trabalha

Os mesmos que você.

> mas de onde eu
> venho a filosofia de "em time que está ganhando não se mexe" vale e em um
> servidor que trabalha com alta carga e em produção contínua qualquer
> atualização deve ser considerada crítica.

Aqui também é assim. Por que seria diferente?

> Se você confia em fedora
> como servidor de missão crítica então há duas possibilidades:
> 1 - Você precisa estudar mais, muito mais e quem te contrata é louco;
> 2 - Você sofre de Stallmantite, o mal dos fanáticos loucos e cegos.

O Cristiano é um gestor de TI (o mesmo cargo do meu chefe), e usa
Fedora em dezenas de servidores. Pergunto: o Cristiano precisa estudar
mais, é louco o sofre do mal dos fanáticos loucos e cegos?

Bom, eu acho que não. Para os meus sistemas, o Fedora serve. Quando
preciso atualizar qualquer coisa, eu faço planejamento prévio, e isso
eu tenho que fazer independente da distribuição (eu não conheço
ninguém que faça atualizações automáticas em servidores de missão
crítica, você conhece?), incluindo testes de atualizações em
servidores espelhos, backup antes de iniciar o processo e ativação do
recurso de reempacotamento do RPM/Yum, dentre outros.

Essas coisas não mudam. Você vive uma realidade em que o Fedora não
lhe serve, eu vivo uma realidade em que o Fedora me serve, quem sabe
amanhã essa realidade não muda e passe a ter que usar CentOS? O amanhã
não está em minhas mãos. Mas, enquanto o Fedora me servir, não acho
que eu ou meu chefe sejamos loucos, cegos ou fanáticos, mesmo porque
temos servidores que rodam Red Hat 7.0, Slackware, OpenBSD, FreeBSD e
Windows. Essa variedade de sistemas operacionais é coisa de loucos,
cegos e fanáticos?

--
Davidson Paulo
Administrador de Sistemas Linux