Res: [Fedora-mktg-brazil] Fedora Educação Kids

Rodrigo Padula de Oliveira rodrigopadula at projetofedora.org
Fri Mar 27 16:28:22 UTC 2009

Cristiano Furtado escreveu:
> Uma coisa bastante interessante em dizer é que a palavra kids é 100%
> usada em canais fechados onde crianças ja conhecem bastante a palavra.
> Logo tenho certeza que a palavra kids é muito mais procurada do que
> infantil. Olha o marketing ae.

Não acho que esses canais estejam corretos. Grande parte deles usam
programação internacional e não traduzem seus nomes no Brasil, por isso
usam a palavra KIDS.

A outra questão é que o K só entrou no nosso alfabeto agora com a
revisão e mesmo assim para ser usado em palvras estrangeiras.

O termo que dará destaque ao projeto será EDUCAÇÃO. Ninguém buscará
conteúdo educacional em portugu&es usando a palvra apenas pelo termo KIDS.

Google:
Educação : 57.200.000
Educação Infantil: 2.080.000
Educação Kids : 1.980.000

> Procura do google:
>
> 80.100.00 *Infantil*
> 592.000.000 *Kids*
>
> é a mesma coisa de querer muda a palavra bombril para esponja de aço.

Sua abordagem está errada.

Inclusive, há projetos de lei em processo final de votação sobre o uso
dos estrangeirismos no país. Mas essa não é a questão.

> então tenho certeza que as crianças vão achar o nome kids muito mais
> interessante do que infantil. E tenho certeza que daqui a alguns meses
> estaremos no topo do google com o nome kids e não vamos chegar com o
> nome infantil.

A questão não é o que as crianças acharão e sim o que os professores
pensam a respeito!

Creio que quanto mais em português, tanto no nome quanto no conteúdo,
melhor para o projeto!

Procure na web sobre o uso dos estrangeirismos e verá que muitos
professores são contra.

Estou só argumentando para que pensem no lado do professor.

Termos em ingles sempre são vistos como mais bonitos.. mais atraentes,
mas do lado pedagógico, não são muito positivos.

Trabalho com um conceito na minha dissertação de mestrado que não tem
tradução ou termo em pt_BR, daí sim o seu uso é justificável... "WEBQUEST".

--

Rodrigo Padula de Oliveira
M.Sc. Student - COPPE/UFRJ