Re: [Fedora-mktg-brazil] Cabeça da Red Hat usa software proprietário

Taylon Silmer taylonsilva at gmail.com
Wed May 13 14:31:08 UTC 2009

Muitas vezes eu não entendo vocês.
Baseado no que muitos disseram, muito mais valeria usar o Ubuntu do que o
Fedora.
O maior motivo de eu usar o Fedora é a rigidez quanto a filosofia do
software livre.
Se a gente pegar hoje as distribuições mais populares (Mandriva, Suse,
Ubuntu) veremos que nenhuma delas tem rigidez quanto a isso, o Mandriva
boota o sistema pela primeira vez com o driver proprietário da nvidia, o
ubuntu pula uma janela escrito "yuhuuu instale o driver proprietario que a
sua telinha irá girar e etc etc", enfim, as distribuições super populares
que temos hoje e que se preocupam com o software livre é o Debian e o Fedora
(a muito tempo não acompanho o Slackware para poder cita-lo aqui) e entre o
Debian e Fedora, o Fedora é com certeza mais indicado a um usuário final.

Acho que se preocupar com os usuários finais é legal, é um publico legal,
mas temos que ter limites, acho que usar software proprietario não resolve o
problema, se o Ubuntu resolve o problema deles embarcando ou incentivando o
uso de software proprietario problema deles, não acho que deveriamos fazer
isso, e com certeza, hoje, o único motivo que me faria deixar de usar o
Fedora, seria se essa rigidez com o software livre fosse quebrada, é obvio
que nem mesmo o Fedora é infalível, se não me engano o Debian dá suporte
nativo a mp3 (o que tecnicamente incentivaria o seu uso), ou seja, ninguém é
infalível, eu ainda uso o MSN e o Flash por exemplo, mas acho que o esforço
deve ser o máximo.

Acho pessímo ver que muita gente não dá valor a essa filosofia do Fedora, se
eu não me preocupasse com isso, usaria ubuntu, mas me preocupo e acho que a
nossa postura deveria ser a de defender o software livre e ir de acordo com
a filosfia do fedora.

Não roda mp3/DVD automaticamente?
Beleza, mas pelo menos não é proprietario.

--
Blog - http://www.focolivre.org