Re: Res: [Fedora-mktg-brazil] Cabeça da Red Hat usa software proprietário

Marcelo Minholi minholi at gmail.com
Wed May 13 15:17:10 UTC 2009

Oi Padula,

O que há de positivo no Ubuntu é a usabilidade. O pessoal do Ubuntu foca na
experiência e não na tecnologia embarcada na distribuição.

Alguns pontos que julgo serem importantes:

- Distribuição de CD's com ótima apresentação sem custo, enviados pelo
correio: Já vi muita gente se impressionar com isso a despeito do fato de
que qualquer distribuição pode ser baixada de graça. A experiência de
receber um CD "original" acondicionado em uma embalagem de relativa
qualidade, com instruções básicas, faz a diferença.

- Instalação pelo Windows: O Wubi é simplesmente a melhor maneira de
instalar uma distribuição que eu já vi. Elimina todos os problemas
decorrentes da dificuldade com particionamento e trasmite muito mais
segurança ao usuário por se tratar de um instalador que funciona dentro do
próprio windows.

- Documentação e comunidade: A ajuda do Ubuntu, os fóruns e a imagem que se
tem das pessoas envolvidas (algo do tipo Don't be Evil) faz com que as
pessoas se sintam mais a vontade para ingressar no uso do Ubuntu.

- Launchpad: É uma ótima ferramenta que permite a colaboração por parte de
pessoas que sequer precisam ter noção do conceito de comunidade que permeia
o projeto. Todo o lance de Karma points, as equipes, as formas de
colaboração, são muito bem planejados, funcionais e de fácil utilização.

- Estabilidade: O ubuntu é a distribuição mais estável dentre as que já
usei.

- Upgrade não traumático: O gerenciador de atualizações do ubuntu funciona
de maneira transparente e oferece a possibilidade de atualizar para novas
versões da distribuição de maneira simples e direta, sem traumas.

- Organização: As pessoas sabem que se quiserem usar versões super-estáveis
elas devem optar pelas LTS e se quiserem usar versões mais novas podem fazer
o upgrade a cada 6 meses, quando acaba o suporte e que é possível atualizar
para a próxima versão quando quiserem.

- Disponibilidade de pacotes: É muito fácil criar repositórios de versões
específicas de pacotes pelo próprio Launchpad e ainda mais fácil adicionar
esses repositórios no gerenciador de pacotes da distribuição. Problemas como
o que ocorreu com o driver das placas de vídeo Intel são resolvidos de
maneira rápida com a simples adição de um novo repositório.

- Assistentes não intrusivos: É possível configurar uma placa de rede pelo
assistente gráfico e ainda assim manter a consistência do arquivo que contem
as configurações, evitando que trabalho manual seja desperdiçado.

- Padrões: Os arquivos de configuração do Ubuntu ficam nos locais padrão e
seguem os formatos padrão, sem modificações específicas que torne impossível
seguir a documentação original do autor do software para fazer modificações.
Quando um arquivo muda de lugar, seja qual for o motivo, a alteração é
documentada no Wiki da distribuição. Ninguém fica no escuro.

De resto é possível dizer que existem coisas como o Medibuntu, que funciona
de maneira semelhante ao rpmfusion, permitindo a instalação de pacotes de
suporte multimídia e que é fácil encontrar pacotes específicos para o Ubuntu
nos próprios sites dos softwares que por ventura a pessoa deseje instalar,
como o Skype, VirtualBox, Opera, entre outros.

Quanto a questão de que o Fedora inova muito mais do que o Ubuntu, já que
grande parte das contribuições e avanços surgem primeiro no Fedora, eu acho
que há de se ter cuidado com essa afirmação pois para mim soa como um forte
indício de que o Fedora é uma versão Beta, ou pior, de que ele seja o
Sandbox da RedHat.

Confesso que tenho ficado um pouco avesso a certas inovações. No ubuntu
incluíram o gerenciador de notificações e eu tenho notado instabilidades do
sistema que estão sendo ocasionadas justamente por ele. Alias, há
documentação sobre como desabilitar ele e voltar ao comportamento padrão do
Gnome, o que já fiz inclusive.

Resumindo, as pessoas (mesmo os usuários avançados) querem algo que funcione
e permita que eles usem seus computadores sem ter que se preocupar em ficar
remendando as coisas. Vejam que, quanto menos notado for, melhor será o
sistema operacional, e que, talvéz por isso, muitas pessoas não conseguem
dissociar o que é Windows e o que é Computador.

--
Marcelo R. Minholi
http://minholi.com