[Fedora-mktg-brazil] Escopo da Lista

Leonardo Menezes Vaz leonardo.vaz at gmail.com
Tue May 19 12:26:40 UTC 2009

Opa,

Depois de muitas mensagens recebidas percebi que o escopo desta lista
que teóricamente devia falar sobre iniciativas/esforços para
divulgação do Fedora tem sido constantemente trocados por outros
assuntos. Não sei o número certo de pessoas que faz parte desta lista,
mas assumindo que tenhamos 50 Ambassadors no Brasil, acredito que não
deva baixar disso.

Desculpe a franqueza meus amigos, mas não estou aqui para saber se o
pai de um gosta de Bob Marley, se o outro irá casar e está convidando
a lista toda, como configurar o adaptador de vídeo (o Fórum mantido
pela comunidade Brasileira responde isso), se a Prefeitura da Cidade
XYZ está migrando para Software Livre (mandando a mensagem para a uma
lista errada, inclusive), partidos políticos, opiniões pessoais sobre
determinado assunto que foge o escopo da lista, além de obviamente as
dezenas de mensagens contendo apenas "seja bem-vindo", quando um novo
membro é apresentado. Foram tantos os Off-Topics este mês que fica
complicado elencar todos.

Isso pode parecer conversa de gente chata, mas atrapalha muito quando
você tem centenas de emails para ler e responder na sua inbox e pouco
tempo para fazer isso.

É preciso lembrar que além de bagunçar as threads, mensagens assim não
agregam nada ao nosso trabalho e o propósito inicial da lista,
portanto peço que pensem duas vezes antes de enviar uma mensagem e
perguntem-se à sí próprios se o assunto é pertinente e se importa os
demais. Como diz o Joerg na lista de Ambassadors em Inglês quando
novos membros são apresentados "enviem emails de boas vindas
diretamente aos novos membros para evitar tráfego desnecessário de
mensagem".

Precisamos manter nosso foco, afinal de contas estamos aqui para quê?

Uma solução para este problema seria termos um documento contendo as
regras da e informações importantes, e cada novo membro que for
participar da lista deverá ler o documento antes. Na página do projeto
é provido o link abaixo, de repente poderíamos usá-lo como base para
criarmos uma regra para esta lista:

Leo

--
Leonardo Menezes Vaz