Re: [Fedora-users-br] Como fazer minhas partições de windows aparecerem

Renato Diogo rdiogo01 em yahoo.com.br
Terça Dezembro 13 15:04:37 UTC 2005

Boa tarde

bom, para enxergar as particoes do linux no windows é
muito dificil... se for ext2 voce pode user o ext2fs
ou ext2explorer (coisa assim), mas é somente como
leitura.... e depende do tipo de particao.....

agora para você ver as particoes do windows no linux,
voce deve montá-la quando for usar....

se suas particoes windows forem fat faça o seguinte
comando

mount -t vfat /dev/hdxy /[diretorio_destino]

diretorio desitno deva ser criado antes....

o x significa qual hd vc está usando (primario master
a, primario slave b, secundario mastar c, secundario
slave d)

o y significa o numero da particao na HD (sequencia em
que foi criada antes de formatar) (1, 2, 3....
provavelmente sua particao windows deva ser a 1)

caso seja sata ao inves de ser hdxy é sdxy

Se sua partição for NTFS tem q ver se no kernel vem
com suporte a ela habilitado e se vier a montagem deve
ser a mesma coisa mudando somente o -t vfat para -t
ntsf (acho q é isso)...

Creio que vc queira fazer isto automaticamente (ligar
amaquina e o linux enxergar as part. windows).... mas
primeiro aprenda a fazer as coisas acima e depois
passe para este proximo passo

pessoal confirmem aí por favor

--- Daniel rodrigues <falarcomdaniel em hotmail.com>

Renato de Oliveira Diogo

Graduando em Ciência da Computação
4º ano: UNESP - Bauru

renato.diogo em gmail.com