[Fedora-users-br] SAMBA_PDC/HD Clone (antigo ClamAV)

Marcus Monteiro monteiro.marcus em gmail.com
Quarta Março 14 20:16:04 UTC 2007

Oi André,

> Não uso LDAP, pois só preciso de autenticação das maquinas Windows XP no PDC
> Samba.
>
> Não gosto muito de modismo, já estou vestido com minha roupa de amianto, só
> implemento algo quando realmente vejo necessidade. No flames please... :)
>
> As maquina Linux (produção/fabrica) são "Thin Client".
>
> O que realmente você esta precisando? Qual o motivo de usar LDAP?
>
> Se for usar o Fedora para servidor LDAP, de uma olhada em:
> http://directory.fedora.redhat.com/

Preciso de autenticação de usuários, com perfis e cia. Já vi, li e até
testei alguns tutoriais de SAMBA+OpenLdap mas o caminho é sempre bem
espinhoso e nem um deles ficou rodando bonito para um sever em
produção.

Eu vi o Fedora DS mas achei ele muito limitado na primeira versão, não
sei se mudou. Vou dar uma olhada nele.

> [...]
> grava a imagem com dd na pasta "/var/imagens/maquina1.img.gz"
>
> Na maquina que sera feito a clonagem do disco.
> dd if=/dev/sda | gzip | nc 192.168.18.250 5000
> Faço uma copia do disco com dd, comprimo para a imagem ficar menor e ocupar
> menos a rede e mando com nc para o servidor, que é o ip 192.168.18.250 e esta
> ouvindo na porta 5000
>
> *- Restaurar imagem do disco (sem explicações)
> No servidor onde esta armazenado as imagens.
> dd if=/var/imagens/maquina1.img.gz | nc -l 5000
>
> Na maquina que sera recuperado a imagem do disco.
> nc 192.168.18.250 5000 | gunzip | dd of=/dev/sda

Interessante sua solução. Já usei o G4L (Ghost For Linux) mas esbarro
em 2 problemas. Ele funciona montando um Server FTP para receber a
imagem e prover, e isso fica meio ruim na minha rede (wireless). Como
o "dd", o G4L tem o problema das partições que devem ter o mesmo
tamanho da anterior. Aqui no trabalho eu uso o Ghost da Symantec e
acho que fiquei mal acostumado com ele... rs

> Tem o "Partimage" que me parece bem bonito. Ainda não parei para testa-lo, mas
> me parece muito bom (tirei esta afirmação da pagina do software).
> http://www.partimage.org/

Usei há muito tempo, não sei como está hoje.

> Tem este outro que já vi em produção em uma concessionária de carros aqui em
> SSA/BA.
> http://www.feyrer.de/g4u/

Esse é o Ghost for Unix que, se não me engano, deu origem ao G4L.

Valeu pelas dicas.

Abraços,

Marcus

p.s. Pessoal do Fedora, o que está sendo planejado para o FISL8.0 ????