[Fedora-users-br] SAMBA_PDC/HD Clone (antigo ClamAV)

Marcus Monteiro monteiro.marcus em gmail.com
Quarta Março 14 22:49:45 UTC 2007

Fala André,

> Uso em produção com perfis e cia, mas sem usar LDAP.
> Pq complicar? Qual o motivo para usar LDAP?

Bem, o primeiro e principal motivo é que o cliente QUER. rs É o
seguinte, este é o projeto de migração para SL de um sindicato aqui no
RJ, já estou nele há 1 ano, mas ainda não mexi no Servidor (só nas
estações que viraram Linux, traí o Fedora e coloquei o Mandriva, mas
pela facilidade na época e pq havia um curso de Mandriva que eles
estavam fechando para os usuários) por que eles mudaram, têm umas
aplicações que rodam sobre windows e não podem sair por enquanto e
etc, mas na especificação do Diretor Técnico (que é meu amigo e
trabalha comigo num orgão público aqui do RJ tb, onde administramos a
rede usando o AD e cia) ele exige que seja colocado o SAMBA + OpenLdap
para facilitar a manutenção das contas de usuários e grupos. Eu
cheguei a montar um servidor de teste com Samba+Openldap, PHPLdapAdmin
que funcionou, mas não ficou rodando muito bem. Dava umas doideras,
principalmente com a administração via PHPLdapAdmin.

> Eu mesmo adoro este negocio de perfis (muita gente detesta). Como é feito um
> sincronismo do perfil do servidor com o client sempre quando se faz
> login/logoff, consigo fazer BACKUP de todas as informações dos login, "Meus
> Documento", "Desktop", preferencias, resumindo, o "Document e Settings/login"
> todo.

Perfil ambulante é legal, o problema é a sobrecarga na rede se os
usuários (como os meus aqui do trab) encherem de porcarias os perfis.

> Posso te ajudar de varias maneira, agora basta acertamos as nossas
> disponibilidades. Desde eu lhe passar meu smb.conf bem detalhado e outras
> coisas mais, até eu acessar remotamente seu servidor de teste e configurarmos
> juntos e depois mandamos os passos para quem tiver interesse na lista.
>
> Qualquer coisa pode me adicionar no MSN/ICQ (alguem ainda usa icq!?), me
> procure pelo mesmo e-mail da lista.

Te agradeço muito. Estou esperando a decisão de compra de 2 servidores
para o sindicato para botar a mão na massa pra valer. Pq não posso
parar o server de produção para instalar nada. Ele é Win2003 e teria
que começar do zero, apesar de que só é usado para Servidor de
Arquivos e Impressão atualmente.

Mas vou te add pra gente trocar umas idéias e se alguém mais quiser me
add, meu MSN é monteiro_marcus em hotmail.com

> [...]
>
> No meu caso soluciona perfeitamente, já que uma das vezes que recorri foi por
> causa do SP2 da MS que fez alguns programas pararem de funcionar e o restante
> foi por KCT no HD mesmo.
>
> Nunca encontramos um HD, do mesmo tamanho ou menor para substituir pelo
> anterior queimado, evolução da info. mesmo. Sempre é comprado o menor hd
> disponível no fornecedor, já que as maquinas guardam tudo no servidor e
> localmente é muito pouca coisa.
>
> Este negocio de clonar discos da para se fazer de N maneiras, cada um tema
> necessidade e forma de fazer diferente.  :)

Pois é, por incrível que pareça, a melhor que já usei até hj foi fazer
o dd do "/" e tar do "/home". Foi bem rápido e tudo veio perfeito.
Depois foi só reinstalar o boot manager e tudo rodou perfeito. rs

[]´s

Marcus