Re: [Fedora-users-br] Erro de dependencias, sem resolução automática

Hugo Cisneiros (Eitch) hugo em devin.com.br
Terça Dezembro 9 15:17:26 UTC 2008

2008/12/9 Luiz Augusto Machado da Silva <luizmachado em fedoraproject.org>:
> [...]
> se alguém deseja ver alguma evolução precisa trabalhar em prol dela, se você
> almeja ver o Fedora 11 após uma semana de lançamento com poucos bugs você
> precisa ajudar a descobrir esses bugs durante a versão beta.
> Se o problema está sendo lançamentos sem correções, com certeza é pq muitos
> não fizeram aquele esforço de usar o F10 enquanto ainda estava na versão
> beta.
> Existe uma frase que se encaixa perfeitamente nessa discussão (eu li em
> algum lugar):
> Discussão sem ação é paralisia espiritual

Minha frase preferida é:

"Talk is cheap, show me the code"

Por muito tempo fui desenvolvedor do Fedora, trabalhei junto com o
projeto de documentação também, traduzi um monte de coisa com eles. Eu
sempre usava as versões de teste, desde o Fedora 1 e 2. O qe não
faltava de mim era esforço. Infelizmente eu fiquei muito frustrado
depois de um tempo e acabei me afastando por outros motivos.

Não é só de mais desenvolvedores que a distribuição precisa. Eu, na
época que dava o máximo de mim por lá, me via altamente frustrado
quando fazia as coisas, apresentava e ninguém dava bola para nada,
muitos desenvolvedores só olhando pros seus próprios narizes.
Felizmente nem todo mundo era assim, tinha muita gente legal também e
produtiva. Mas eu ainda acho que a linha de pensamento tem que mudar
um pouco.

Eu penso que o Fedora tem que ser usável e popular. Tem que "vender".
A distribuição me perdeu feio depois que instalei o Fedora 9, que
mesmo depois de alguns meses, continuava uma porcaria aqui. O wireless
ficava desconectando sem motivo algum, o KDE nem preciso falar, era um
lixo total (se fosse pra colocar o 4, que colocasse bem polido...), e
um dos piores: quando eu executava qualquer coisa com o wine, a
máquina simplesmente congelava! totalmente! qualquer programa!

Deixa polido e o máximo usável possível, tem erros e bugs que eu acho
IMPERDOÁVEL ter numa distribuição. Pelo amor de deus...

Eu lembro que a gente fazia muita piadinha de windows 95 e 98, que
travava, que dava tela azul da morte, que isso e aquilo. Mas agora
parece que a situação se reverteu, eu vejo todo mundo reclamando que a
tela trava, que o KDE congela, que o Xorg é uma porcaria, e aí eu vejo
as pessoas usando Windows XP sem travar nada. Eu fico é triste com
isso. Bem, mas isso nem é assunto tanto do Fedora, já sai um pouco do
escopo.

> Infelizmente ou felizmente o SL é uma comunidade, e dentro de uma comunidade
> todos precisam trabalhar, sem reclamar da forma com que os outros trabalham.

Errado. Tem que reclamar da forma que os outros trabalham sim,
principalmente quando você achar que é errado. Se você provar o seu
ponto, ótimo, se não, aí você se conforma e segue em frente.

> Eu admiro o trabalho que o Projeto vem fazendo e aceito todas as críticas
> como sugestões, mas eu convido a quem não estiver satisfeito com o trabalho
> à trabalhar conosco e com isso fazer a coisa funcionar melhor.

Eu também admiro bastante, mas ainda tem muito o que melhorar em
termos de direção. Há anos atrás eu vinha dizendo várias coisas,
sugerindo outras, eram rejeitadas. Aí o tempo passa e eu vejo as
pessoas implementando coisas depois de muito tempo, que agoram são
certas. No fundo eu penso: "pelo menos eu falei", mas sei que vou
continuar frustrado como sempre.

--
[]'s
Hugo