[Fedora-users-br] Sobre o KDE 4.x

Leonardo Pinto (Gmail) leonardoprc em gmail.com
Sexta Abril 3 04:03:12 UTC 2009

É questão de interpretação de texto para perceber que em nenhum momento
desrespeitei o usuário. O diagnóstico é fato sintomático. Apesar de
concordar plenamente que em relação ao KDE o GNOME é um gnomo, tosco e
de certa forma pré-histórico. Porém ele realiza o mesmo trabalho por via
diferente e bem similar ao Mac, que diga-se de passagem é um SO que mais
tem crescido ultimamente, e não precisa de recursos gráficos
demasiadamente apelativos que sacrifiquem o desempenho. Mas se quiseres
estão logo alí de alguma forma não instanciado.

A questão é que "máquinas com baixa performance" (Celeroms) ainda é
realidade e estão em produção, e sendo vendidas e muito oferecidas no
mercado. E mesmo aquelas com 2 GB de RAM não executam bem o KDE. E o
usuário o quer, mas se frustram com a lentidão.

Acho definitivamente que respeito pelo usuário é considerar também essas
questões. Pois nem sempre as empresas nem mesmo os usuários podem estar
acompanhando o desenvolvimento desenfreado e assíncrono do software,
como o rwindows (que viu a necessidade de reescrever/ex: Win7) e o KDE
que é reescrito, fica bonito, charmoso/elegante e muito porém pesado e
bugado.

PS.: Gostei da ideia do Dolphin substituir o canivete-suíço konqueror,
ficou bem parecido com o Nautilus do GNOME e/ou Find do MacOSX. Fez bem
ao projeto! O menu K e o Plasma também ficou bem similar ao Vista...

--
Leonardo Pinto
leonardoprc#gmail dot com