[Fedora-users-br] Sobre o KDE 4.x

Leonardo Pinto (Gmail) leonardoprc em gmail.com
Sexta Abril 3 13:15:53 UTC 2009

Salutável discussão, chegaram no ponto que eu precisava!!! Viva a
liberdade, afinal o Linux chegou para isso. Antes tarde que nunca venho
aqui explicar que sempre quis usar o KDE, mas  a opção GNOME foi por
esses motivos de performance, e aprendi a gostar dele (talvez assim como
o Torvalds).

Sem dúvida nenhuma até para quem conhece um pouco mais de "tela preta"
inegavelmente é mais confortável em algumas tarefas administrativas usar
o click-click na interface gráfica. E as vezes nem sempre se consegue
fazer tudo. Mas voltando ao usuário final, ele quer facilidade de uso, e
para prover isso é preciso escrever código, e essa é a questão (boas
referências):

Uso e vejo o MacOSX que tem no seu kernel origens absolutas Unix/BSD, e
o que foi modificado não o distancia nem um pouco de suas raízes. Foi
escrito então os componentes gráficos encima do Unix. ELE CONSEGUE
disponibilizar o teclado no boot em 7/10 segundos. Isso que é
RACIONALIZAÇÃO de recursos. E não para somente por aí... No próprio uso
durante o percurso  TUDO é rápido, não somente pela questão de drivers
gráficos otimizados. Até mesmo no modo gráfico de compatibilidade VESA o
Mac é ágil e com bitdefine superior ao Xorg. Parece até mágica, mas nós
sabemos muito bem que não é!!! É simplesmente prezar pelo usuário final,
que não quer esperar a lentidão de um OS Server para operar um Desktop.

Concordo com os caras citados por Marley Bacelar. É preciso conter
recursos. Ficar impregnando o Kernel, a GUI, com recursos cada vez mais
exigentes de hardware (e que o consumidor que se vire) definitivamente
não é o caminho mais sensato. A Apple sabiamente reconhece isso. Esperar
20/30/40 segundos por um boot é absurdo, diante do que eu pessoalmente
assinto o Mac fazer, e vejo que é possível chegar na tela de login em
menos de 10 segundos!!!

Então companheiros, se o caminho do Linux também é agradar o usuário
Desktop, com produtividade e performance, não podemos deixar a cargo
somente do hardware. É preciso conter o dedo nas linhas de código de
programação, e saber que quanto mais otimizado ele é, menos hardware
exigirá. E é essa a luta que Bill Gates vem travando, e que a Steven
Jobs conseguiu muito antes, e ainda quer muito mais com o MacOSX Snow.

--
Leonardo Pinto
leonardoprc#gmail dot com