[Fedora-users-br] Atualizar o FC10 i386 com x86_64

Marcio Carneiro viabsb em gmail.com
Sexta Abril 3 21:53:43 UTC 2009

2009/4/2 Hugo Cisneiros (Eitch) <hugo em devin.com.br>

> para
> por
>
> Eu tinha esse pensamento de 32-bits há algum tempo mas mudei. Hoje em
> dia eu gosto de recomendar sempre sistemas 64-bits, com os "macetes"
> para rodar coisas como Flash e Java. Principalmente no caso de
> servidores :-) Se for uma estação de desenvolvimento então que requer
> mais processamento, melhor ainda!

O problema são os tais "macêtes".
Você tem um passo-a-passo para fazer a instalação do flash, java, mplayer,
vlc e outras bugigangas no CentOS 5 e Fedora 10. por exemplo?

E quanto aos programas compilados em i386 que não aceitam rodar em uma
arquitetura 64?

Quanto tempo teremos de esperar para os programas serem compilados em 64? E
a compatibilidade?

Tenho, sempre, muitos problemas com bibliotecas.
Nêste momento estou com problemas com o FC10, que perdeu alguma biblioteca
em python, provavelmente, e não consigo acessar o log in no kde.
Com o tal do plasma e a completa mudança no KDE, não existe mais o KDE,
temos o KDE3 e uma criatura completamente nova, que deveria ter vida própria
mas não acabar com o KDE.

Com a facilidade com que os RedHat alike perdem bibliotecas indispensáveis
ao SO e, depois, para re-instalar, impedem a instalação, alegando que um
programa já existe e não pode ser re-escrito, ou que uma biblioteca é
necessária mas não está disponível e você tem de formatar o HD novamente,
parece-me que a solução em *nix é, mesmo, um Unix, como o OpenBSD, por
exemplo.

Na realidade, NÃO EXISTE uma distribuição Linux, o que existe é um sistema
de gerenciamento de pacotes com um nome de distribuição.

Creio que o GoboLinux é a salvação do Linux.

Mas vai demorar até uma edição completa com as receitas necessárias à
conversão facilitada.

Creio que o pessoal do GoboLinux deveria partir para a radicalização,
ELIMINAR a árvore de diretório do *nix e RE-ESCREVER de acôrdo com a
proposta do Gobo.

Penso que o SO deveria ter uma árvore de diretórios EXCLUSIVAMENTE para o
kernel, onde estariam o fonte do kernel e de TODOS os programas necessários
para compilação e instalação do kernel.

Assim, haveria um python e um perl DENTRO do diretório do kernel e OUTROS
dois para o usuário, assim, não haveria risco de eliminar um programa ou
biblioteca necessários ao kernel quando um usuário ou o próprio root
apagasse alguma coisa.

Considero uma grande BURRICE esta COMPLETA dependência do kernel da árvore
de diretórios do usuário.

Fica o pedido de socorro para instalar os tais macêtes.

Com relação ao kernel, minha sugestão é partir para a compilação do kernel
com o OCAML DUCE.

> --
> []'s
> Hugo