[Fedora-users-br] Criar Máquina Virtual (VirtualBox) a Partir de Máquina Real.

Sthenley Macedo contato em sthenley.com
Sexta Maio 27 00:02:49 UTC 2011

Em 26 de maio de 2011 20:24, Rosivaldo Ramalho <rosivaldo em gmail.com>escreveu:

Fala, Rosiney! :) Tudo bem?

Bom, aí vai de gosto, eu particularmente detesto o KVM e o VMWare,
> utilizo o virtualbox a uns 6 anos mais ou menos e nunca tive
> problemas.

Não é só uma questão de gosto. VirtualBox é bom, mas o KVM não é tendência
sem motivo. Em termos de desempenho, comparar um e outro é relativo ao
ambiente proposto. Recomendo KVM se seu processador tiver suporte à VT, como
todos do Core Duo pra frente. Se for pra servidor, como mencionou o Paulo,
KVM na cabeça. Se for por questões de facilidade de uso, no Fedora tem
frontend pro KVM. É tão (ou mais) fácil de configurar quanto o VirtualBox:

yum -y install virt-manager

O atalho fica em "Sistema". O gerenciador também serve pra Xen (outro
Hypervisor muito bom) e QEmu.

> Sem falar que a ajuda que ele pediu foi em virtualbox, e não kvm!

Fiz mal em sugerir KVM? O "K" do KVM é de kernel, por seu suporte direto no
núcleo do sistema e bare-metal. A RedHat aposta no KVM. É uma tendência se o
assunto é Fedora. Pode procurar nos sites da RedHat e do Projeto Fedora.
Para servidores a melhor pedida são os Hypervisors. Tá aí o CentOS na mesma
onda, bastante utilizado pra montar servidores, a pedida mais comum pra
muita gente aqui que, por exemplo, tem seu cPanelzinho :) Pode olhar lá no
seu painel, geralmente é CentOS.

Se aqui se "evangeliza" para o Fedora e Software Livre, nada mais
interessante do que deixar o Sun/Oracle Virtualbox :) Não é à toa que o
VirtualBox não está contido nos repositórios oficiais do Fedora. Tem que
pegar no RPM Fusion.

Em tempos de mudanças de paradigma, de neguinho achando o máximo migrar pra
Gnome 3, por exemplo, nada melhor do que abrir a mente. Mas, claro... O
Paulo vai aproveitar as dicas pra continuar usando o VirtualBox dele. Já
Rosivaldo, com essa assinatura no e-mail e satisfeito como está, vai de
VirtualBox.

> --
> Rosivaldo Azevedo Ramalho <rosivaldo em gmail.com>
> Consultor Oracle Database & Fusion Middlerware

Virtualmente,
  *S t h e n l e y   M a c e d o*  CREA 2080TDPB
  [image: LinkedIn] <http://linkedin.com/in/sthenley>[image:
Facebook]<http://www.facebook.com/sthenley>