Re: [Fedora-mktg-brazil] Produção sustentável de mídias

Licio Fonseca licio at fedoraproject.org
Fri Jan 18 03:19:35 UTC 2008

Eu sempre fui contra distribuição de midias gratuitas. Isso pelo menos
aqui no Brasil não funciona direito.
Um exemplo é o ubuntu, tenho certeza que menos de 10% das pessoas que
pedem e/ou ganham cds do ubuntu instalam, pegam apenas pq eh gratis!
Outros ainda jogam dinheiro do projeto fora gravando videos deles
quebrando dezenas de CDs.
Outro exemplo contrario é o Debian, alguem aqui já ganhou um CD do
debian? Vocês podem ver no fisl, eles vendem tudo, de CD a adesivinho
e o dinheiro vai para o projeto. Claro, o stand deles fica vazio
enquanto o do ubuntu e do fedora estavam lotados. Mas nós sabemos que
todos os que estavam no stand do debian eram usuários do sistema e
existiam outros usuários que não estavam no stand, agora no do ubuntu
e do fedora poucos tiveram a coragem/curiosidade de pelo menos
instalar o sistema.
No nosso, como embaixadores, pessoas que divulgam o sistema, devemos
nos preocupar em aguçar a curiosidade e vontade das pessoas sobre o
sistema, aí sim entregar uma midia para ela.
E esse papo de que eu não tenho internet para baixar tambem não cola!
A primeira vez que eu usei linux eu comprei uma revista que veio com o
conectiva, eram 4 CDs, eu nem internet tinha. E com certeza aqueles
11,90 renderam muitos outros usuários, diretamente com os 4 cds foram
5 pessoas, e depois comigo já podem ter sido centenas... (eu até conto
essa historia na minha palestra.. eu acho tão emocionante!).
Devemos ter sempre um cd na mão para uma eventual
"evangelização"(gostou Padula?) e não caixas para distribuir em
palestras. Outro dia recebi um e-mail de um suposto administrador de
sistemas de uma faculdade pedindo um CD. Poxa! A faculdade não tem
internet?

Nossa, isso sim foi um desabafo.. hehe