Re: [Fedora-mktg-brazil] [Revista] - Discussão - Repositórios externos

Jayme Ayres jayme at jaymeayres.com
Tue Jun 17 18:46:45 UTC 2008

Ae moçada, acho que vou ser um pouco chato e até inconsequente na
minha colocação, mas será a opinião sincera de quem usa o Fedora como
um usuário final mesmo, trabalhando e querendo que ele se destaque
cada vez mais entre as distros, vamos lá.
É um pouco de hipocrisia da nossa parte deixar de falar sobre os
repositórios digamos "capeta", pois são eles que, felizmente (ou
infelizmente), fazem o sistema operacional ficar mais próximo dos
usuários que estamos tentando trazer para o nosso lado. Com eles
podemos ouvir nossas musiquinhas, assistir nossos vidiozinhos enfim,
nos aproximar mais do universo "proprietário" e tentar substituir tais
sistemas operacionais por soluções Livres.
Infelizmente esses arquivos proprietários são a grande maioria e não
podemos "tapar o sol com a peneira" e dizer: "Eu só uso, trabalho e
baixo formatos livres, pois eu uso um sistema 100% LIVRE", fala sério?
Isso é meio que impossível de se dizer (mil desculpas para os que
conseguem ser assim, mas a realidade as vezes tem que ser dita) hj em
dia.
Temas como mp3, divX não fucionarem no Fedora afugentam usuários que
estão a fim de conhecer o SO, assim como afugentam no Ubuntu, mas lá o
troço é diferente e não vou discutir. Assim como softwares conhecidos
listados para o Linux não serem incluídos nos repositórios oficiais ou
alternativos, que é o caso do Cinelerra entre outros.
O assunto é complicado, mas tá aí, para se discutir.

Um abraço a todos!