[Fedora-mktg-brazil] Colaboradores

Cristiano Furtado jasonnfedora at gmail.com
Mon Mar 9 12:31:27 UTC 2009

2009/3/8 Rafael Gomes <linux.rafa at gmail.com>

> [...]
> percebo que esse foco de atuação não tem o retorno desejado. Tenho percebido
> que a cada dia que passa menos pessoas tem se mostrado capazes de contribuir
> realmente com SL, seja ele qual for.
>
> Acredito que deveríamos mudar o foco. Vejo que criar estratégias para
> incentivar a colaboração seja o caminho. Com mini-curso, palestras
> demonstrativas e afins.
>
> Install-Fest é um bom evento, mas temos que explicar como ele pode
> colaborar, pois isso é a base de nossa comunidade. Acredito que se cada um
> fizer uma pequena parte, da maneira correta, todos terão poucas coisas a

*R: Temos que fazer exatamente o que ando tentando fazer, mais eventos na
nossa cidade. A minha idéia ja esta em pratica onde nós da Area1FTE ja
mandando email para o Iguatemi, Shopping Salvador, Estaremos indo em algumas
escolas particulares e em algumas faculdades para fazer uma demonstração do
Fedora Educação e obviamente estaremos criando uma apresentação
desmonstrando a idéia final. No momento não estamos 100% nesse foco por que
queremos a iso do Fedora Educação do jeito que foi desenhando no papel. Logo
estamos praticamente finalizados. Faltando somente colocar o wallpaper do
fedora educação como padrão. Ja fomos oficialmente aceitos pelo pessoal do
projeto internacional que informou que estamos no caminho certo.*

> A equipe de empacotamento é um bom exemplo disso. Hoje temos apenas três
> representantes no core do projeto.

*R: Ja estou empacotando. Ja criei 3 rpms a partir do .spec que são os
wallpapers do Fedora Educação e o Pacote Theme. Todos os pacotes ja foram
testados e aprovados. Quando estiver tudo nos conformes irei tratar do
assunto com o Allisson para ele verificar e quem sabe entrar na nossa
arvore.*

> [...]
> mas fica claro a inexperiência sobre o que é realmente software livre e como
> funciona a comunidade.
>
> A minha idéia é focar as iniciativas por esse caminho. Transformar cada
> usuário em um colaborador. Existem várias formas pra isso:
>
> A interface de tradução de reporte de bug é um deles. Isso permitirá que
> bastante gente ajude e não somente use e seja dependente dos colaboradores
> pra sempre.
>
> Se o usuário tem uma falha no sistema? Reporte um bug, diga não ao
> "jeitinho". Vamos tentar resolver o problema na raiz.

*R: Concordo plenamemte rafa, isso é o que esta faltando para o usuário
final e inclusive para nós.*

> Espero que possamos ter uma discussão sadia aqui.
>
> Obrigado,
>
> Rafael Gomes
> Consultor em TI
> Embaixador Fedora