[Fedora-mktg-brazil] Infra - Projeto Fedora Brasil

Henrique Junior henriquecsj at gmail.com
Wed Nov 18 03:08:02 UTC 2009

Em Ter, 2009-11-17 às 22:43 -0300, Rafael Gomes escreveu:
> [...]
> que li o texto várias vezes e ainda não consigo entender problemas no
> processo.
>
> Não é algo que vá subverter o mérito de ninguém, nem muito menos o
> acesso do mesmo. Pois a wiki será aberta a participação de todos.
>
> Daniel trabalhou nisso por vários dias, sendo assim acredito que
> críticas quanto ao objetivo do projeto nesse estágio que está não são
> interessantes e acredito eu que não são bem vindas.
>
> Desculpe se pareci grosso, mas há muito tempo foi solicitado ajuda e
> gente para reunião, mas somente quem apareceu foi eu, Daniel, David e

A princípio não me meti no assunto de integração da WIKI porque não pude
participar das reuniões. Soma-se a isso o fato de que o dono do domínio,
na verdade, é o Teseu e como ele participou da conversa sobre o destino
da WIKI eu sabia que estava em boas mãos o gerenciamento do assunto.

Até onde fiquei sabendo (e pelo que tinha entendido), haveria
desenvolvimento de um método de integração que não necessitasse
inutilizar o domínio e nem grandes malabarismos de migração. Desde o
princípio o Teseu deixou bem claro que não tinha intenção de se livrar
do fedora.wiki.br assim como também não tinha tempo de reorganizar toda
a estrutura de subdomínios pendurada a ele.

Quando lhe pediram o banco de dados, o que discutimos rapidamente (Teseu
e eu) foi que, olhando objetivamente, não teríamos num futuro próximo, o
tempo para nos dedicar à WIKI tanto quanto ela merece e que, nesse caso,
seria melhor que o Projeto Fedora assumisse, mesmo que não tivesse sido
acertado uma migração completa.

A questão aqui é: as decisões estão sendo tomadas arbitrariamente? Pelo
que vejo, a resposta é sim porque não acho possível o dono da WIKI ser
pego de surpresa pelas decisões do Projeto.

Provavelmente, para os envolvidos, tudo parece bem, estão apenas fazendo
seus trabalhos, mas para quem passou as noites mexendo na wiki e horas
incontáveis escrevendo verbetes soa como desrespeito.

“Daniel trabalhou nisso por vários dias, sendo assim acredito que
críticas quanto ao objetivo do projeto nesse estágio que está não são
interessantes e acredito eu que não são bem vindas.”

Críticas são válidas **sim**, em qualquer estágio e a qualquer momento.
Senão o que acontece aqui é o mesmo que aconteceu com o Cristiano e o
Fedora Educação: ficou P da vida pelas críticas ao projeto Educação mas
apareceu “do nada” com tudo pronto sem saber se estava indo pelo caminho
certo. Sei que o Daniel tem feito um trabalho exemplar, mas nem é isso
que foi levantado no e-mail anterior. Não é “o que” foi feito e sim
“como”.

“Desculpe se pareci grosso, mas há muito tempo foi solicitado ajuda e
gente para reunião, mas somente quem apareceu foi eu, Daniel, David e o
ex-membro Ayrton.”

E foi aí que decidiram, os quatro, o que fazer com uma página que nem
era do projeto e cujo dono sequer se encontrava na reunião?

Enquanto o Projeto Fedora não se reorganizar, qualquer decisão de grande
impacto vai ser perda de tempo. Por exemplo: se o PF cogita abandonar o
Drupal, porque usar um módulo mediawiki obsoleto e que só funciona no
Drupal? O jeito certo é usar o MediaWiki, que é expansível, atualizável
e muito mais seguro, com login via FAS. Vai demorar mais? Vai. Mas fica
um serviço muito melhor porque sempre pode ser reaproveitado.

Não sei fazer na prática, mas o jeito certo é o jeito certo e ponto
final.

Enfim, apenas para reiterar: o ponto aqui não é migrar ou não, já que os
atuais mantenedores da WIKI não tem ou terão num futuro próximo o tempo
necessário para dedicar-se a ela. Concordamos em gênero, número e grau
que é mais produtivo para a wiki que ela seja ligada ao projeto e foi só
por esse motivo que o banco de dados foi passado integralmente, embora
esse NÃO tenha sido o combinado.

--
Henrique Junior <henriquecsj at gmail.com>