Parece que o Yahoo tem tomado conclusões precipitadas quanto ao software livre.
"Pensaram que íamos ficar só nos elogios ao mundo do open source? Que nada. Como qualquer coisa, o modelo de desenvolvimento de código aberto também tem sua dose de problemas. Veja, a seguir, os mais citados por aqueles que acreditam que software proprietário ainda tem vez:" http://br.tecnologia.yahoo.com/070801/54/1mvim.html
É claro que tem a sua dose de problemas, mas concerteza isso foi meio exagerado.
Absurdos: 1) Custos de suporte e treinamento que muitas vezes são mais elevados que a licença dos softwares proprietários, ai ai... Quanto que dá a licença anual do Windows Vista + Micosoft Office + Anti-vírus + (Alguns outros aplicativos proprietários) que normalmente as empresas adotam? Empresas que usam linux normalmente nunca pagam suporte e treinamento aos empregados a não ser que esteja migrando, a pior das empresas que use software livre no mínimo deve colocar nos requisitos de trabalho: - Requerido noções básicas de linux. (cursos disso são oferidos em muitos lugares por R$ 40,00) E isso eu sempre vejo. Contando também que não existem vírus no linux, assim, empresas que usam software livre não gastam com anti-vírus e problemas mor devido ao mau funcionamento dos mesmos (Que sempre deixam alguma coisa passar).
4 – *Restrições contratuais*: GPL é GPL, quem conhece a licença sabe que este tipo de coisa é impossível, alguém me cite um exemplo desse tal de "retorno ao modelo fechado", se houver, faça o favor de levantar processar jurídico contra.
5 – *Estímulo: Nada a ver, não preciso nem comentar este ponto, qualquer programador esperto vai saber como lucrar encima de um software desenvolvido e falando de GPL as possibilidades de lucro são enormes pela facilidade de difusão (não existe pirataria).
*6 – *Organização*: Quem são os que "dizem que não passa de um mito"? A Microsoft? E o que são o Fedora, o Debian, o Suse, o Mandriva? E todo o resto bem sucedido? SO's desenvolvidos por um, dois ou três pessoas que escrevem mais 10 mil linhas de código por segundo? Só se fossem o Neo a Trinity e o Morpheus.
7 – *Abertura*: Fala sério, quem usa Fedora ou qualquer outra distro decente sabe que o Projeto de desenvolvimento tem um cronograma de lançamento, no caso do Fedora, se eu não me engano a cada oito meses é lançada uma nova versão.
Não sei como esse pessoal tem tanta cara de pau para escrever um artigo desse tipo e publicar sem ter nenhum conhecimento do assunto.
br-users@lists.fedoraproject.org